Você está aqui: Página Inicial / Órgãos

Orgãos

Assessoria de Comunicação (Ascom)
A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem como função principal promover a divulgação de informações relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão junto aos diferentes meios de comunicação, de alcance local e nacional - jornais, revistas, rádios, emissoras de televisão e a mídia especializada da internet - com os quais a instituição mantém permanente contato. As pesquisas, eventos, serviços, projetos, programas e as atividades de extensão também são divulgados através dos veículos institucionais, voltados para a comunicação interna e externa. Os produtos de comunicação desenvolvidos pela Ascom objetivam levar à sociedade uma imagem positiva da Ufal, por meio da divulgação de todas as suas iniciativas em prol da boa formação de profissionais das mais diversas áreas.
Biblioteca Central (BC)
A Biblioteca Central objetiva oferecer informações técnico-científicas, literárias e artísticas como suporte aos programas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), bem como possibilitar o acesso e a disseminação da informação à comunidade acadêmica. Tem como uma das suas finalidades coletar, processar, armazenar e difundir conhecimento gerado e editado, no âmbito da Ufal.
Comissão Permanente do Vestibular (Copeve)
O Núcleo Executivo de Processos Seletivos da UFAL, designado COPEVE/UFAL, é um órgão de apoio administrativo da Reitoria, responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento dos Processos Seletivos da Universidade, bem como pela avaliação das metodologias utilizadas, análise dos resultados obtidos e compilação dos dados estatísticos a serem, posteriormente, analisados e discutidos na academia.Além disso, desenvolve atividades técnicas em processos seletivos externos à Ufal, por meio do estabelecimento de parceria com órgãos públicos e privados.Para fins de apresentação e divulgação dos processos seletivos que executa, o Núcleo Executivo de Processos Seletivos utiliza a designação COPEVE/UFAL.
Departamento de Administração de Pessoal (DAP)
O Departamento de Administração de Pessoal (DAP) é o órgão responsável por formular diretrizes, lavrar pareceres, responder a consultas, atender e orientar os servidores ativos, inativos e beneficiários de pensão, efetuar a classificação de cargos e funções, realizar pagamento e registro do pessoal da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em articulação com Sistemas de Pessoal da Administração Federal, entre outras atividades ligadas à área de Recursos Humanos.
Departamento de Contabilidade e Finanças - DCF
Departamento responsável pela a execução, o assessoramento, a supervisão, a avaliação e o controle nas áreas orçamentária, financeira e patrimonial da Universidade Federal de Alagoas Ufal). Cabe a este setor a análise e emissão de empenhos, assim como a análise e o controle de prestações de contas de diárias, suprimento de fundos, convênios, lançamento da receita. É, ainda, função deste setor o controle da regularidade fiscal junto aos órgãos federais, estaduais, municipais e outros, além de ser responsável pelo pagamento de diárias, contratos, suprimento de fundos, bolsas, serviços prestados por pessoas físicas e jurídicas, compras, convênios, folha de pagamento, precatórios.
Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA)
O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) é responsável por toda documentação pertinente ao aluno durante toda sua vida acadêmica no campus A.C Simões.
Gabinete da Reitoria
Gabinete da Vice-reitoria (GVR)
Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)
Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), órgão encarregado de fornecer o suporte na área de tecnologia da informação da instituição. Recentemente, passou por uma reestruturação no seu parque computacional, uma elaboração do Plano Diretor de Informática, renovação de equipamentos computacionais, aprimoramento dos Sistemas de Controle Acadêmico e Pibic on line; e readequação da rede interna de comunicação de dados.
Ouvidoria Geral (OG)
É o órgão que atua no diálogo entre o cidadão e a Universidade, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados. A Ouvidoria é responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações,elogios, sugestões e pedidos de informação referentes a procedimentos e ações dos servidores, setores e unidades da Ufal.
Pró-reitoria de Extensão (Proex)
Tem por finalidade planejar e coordenar políticas de extensão e atividades artístico-culturais desenvolvidas sob a forma de programas, ações, cursos e serviços especiais.
Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep)
Tem por finalidade planejar e coordenar as políticas de desenvolvimento do corpo docente e técnico-administrativo, além das atividades relacionadas à administração, ao controle e à avaliação do quadro funcional e dos processos de trabalho, assistindo-os em sua plenitude.
Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst)
Tem por finalidade planejar e coordenar as políticas de desenvolvimento institucional e as atividades de gestão da informação, de programação orçamentária, de planejamento e avaliação da Ufal, tendo em vista os compromissos e os recursos repassados pelo Ministério da Educação (MEC), de convênios e contratos, bem como, de outros Ministérios e agências financiadoras nacionais e estrangeiras.
Pró-reitoria de Graduação (Prograd)
Tem por finalidade planejar, coordenar e acompanhar as políticas de ensino de graduação avaliando a elaboração dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação e as atividades de estágio curricular e monitoria a eles relacionados.
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep)
Tem por finalidade planejar e coordenar as políticas de pesquisa e pós-graduação, acompanhando e avaliando a elaboração e implementação dos programas e projetos dos cursos de pós-graduação; além de planejar, organizar e executar ações institucionais para promover a geração de empreendimentos de base tecnológica.
Pró-reitoria Estudantil (Proest)
Tem por finalidade assistir à comunidade estudantil em toda sua plenitude, além de planejar, gerir e executar as políticas e atividades estudantis, promovendo ampla integração do corpo discente,comunidade e Universidade.