Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA)

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) é órgão responsável por acompanhar a vida acadêmica dos alunos dos cursos de Graduação do campus A.C Simões, programando, orientando e coordenando a execução de registros e controles acadêmicos das atividades discentes, desde a admissão com a  matrícula, conferindo declarações, atestados, até a conclusão do curso, com a emissão de certificados de conclusão, expedição e registros de diplomas e vários outros documentos pertinentes.

Prédio da Reitoria, térreo,Campus A.C. Simões.

Hórários

Dia Início Fim
Segunda-feira à Sexta-feira 8h 20h

Desistência ou Cancelamento Total da Matrícula

Consiste no encerramento do vínculo institucional entre o aluno e a UFAL.

Dispensa de Disciplinas Cursadas

Consiste na possibilidade do aluno solicitar o aproveitamento dos estudos realizados em outra graduação.

Expedição de 2ª Via de Diploma ou Certificado

Consiste na possibilidade do egresso requerer emissão de 2ª via de diploma ou certificado (graduação, especialização, mestrado e doutorado).

Expedição de Certificados de Especialização

Consiste na possibilidade do aluno requerer emissão do certificado de especialização.

Expedição de Diploma de Mestrado ou Doutorado

Consiste na emissão do diploma de mestrado ou doutorado.

Formalização da Colação de Grau (Expedição de Diploma de Graduação)

Consiste na instrução processual para colação de grau e demais atos preparatórios da cerimônia, desde o agendamento até a entrega do diploma.

Matrícula em Disciplinas Isoladas

Consiste na possibilidade de qualquer pessoa, que concluiu o ensino médio, cursar até 2 (duas) disciplinas isoladas em qualquer curso da UFAL.

Candidatar- se a mobilidade acadêmica

Consiste na possibilidade do aluno solicitar vínculo temporário, de até um ano, com a instituição receptora (aquela em que o aluno cursará disciplinas).

Reabertura de Matrícula

Consiste na obrigação do aluno que solicitou trancamento de matrícula total em retornar as atividades acadêmicas, até o período máximo de 4 semestres, sob pena de desligamento institucional.

Rematrícula

Consiste no desbloqueio de matrícula no sistema acadêmico após a apreciação do colegiado do curso.