Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)
Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), órgão encarregado de fornecer o suporte na área de tecnologia da informação da instituição. Recentemente, passou por uma reestruturação no seu parque computacional, uma elaboração do Plano Diretor de Informática, renovação de equipamentos computacionais, aprimoramento dos Sistemas de Controle Acadêmico e Pibic on line; e readequação da rede interna de comunicação de dados.
Endereço
Prédio da Reitoria, 1º andar, Campus A.C. Simões.
Telefones
(82) 3214-1015
Hórários
Dia | Início | Fim |
---|---|---|
Segunda-feira à Sexta-feira | 7h | 19h |
Serviços
Consiste na criação de conta na rede da Ufal.
Consiste no serviço de manutenção corretiva de equipamentos de T.I. (computador, monitor, impressora, estabilizador / nobreak, scanner, datashow).
Consiste na criação de e-mail institucional para servidores, unidades e terceirizados.
Consiste no serviço de manutenção preventiva de equipamentos de T.I. institucionais (computador, monitor, impressora, estabilizador / nobreak, scanner, datashow).
Consiste na instalação e configuração do equipamento de TI para o uso. Inclui instalação, compartilhamento, dúvidas no manuseio, etc. Caso seja constatado algum problema físico, o equipamento deverá ser levado ao NTI.
Consiste em instalar programas essenciais para o bom funcionamento da máquina, tais como: Java, Adobe e Libre Office, entre outros.
Consiste em atualizar a versão de programas essenciais para o bom funcionamento da máquina, tais como: Java, Adobe e Libre Office, entre outros.
Caso algum servidor opte por utilizar uma determinada solução de software em seu setor, a mesma poderá ser tecnicamente avaliada, e sua viabilidade de implantação definida. O resultado deste pedido é um relatório de viabilidade técnica que conterá respostas aos questionamentos realizados pelo requerente em conformidade com a infraestrutura disponível no NTI.
Este serviço é realizado quando é verificada a falta de conectividade da rede ou da internet em um computador ou em uma parte dos computadores do setor. Quando a falta de rede ou de internet é em apenas um computador, são feitas algumas verificações, como cabo, configurações de rede, telefone Voip (quando ligado à rede junto do computador). Quando a falta de rede ou internet é em mais de um computador, é verificado se estão conectados por algum roteador, extensor, switch, etc.
Este serviço consiste em compartilhamentos de impressoras por meio de rede ou USB em várias máquinas dentro de um mesmo setor, visando facilitar procedimentos do cotidiano do usuário.