Apresentar Pedido de Acesso à Informação

Acesso à documentos públicos, já produzidos ou custodiados pela Universidade sobre o tema requisitado.

O que é?

Serviço que fornece ao usuário acesso à documentos públicos, já produzidos ou custodiados pela Universidade sobre o tema requisitado, não abarcando as consultas, por serem manifestações acerca de casos concretos ou mesmo assuntos em tese.

Quem pode utilizar este serviço?

Cidadão Servidor Estudante Instituições públicas e privadas

Etapas para a realização deste serviço

1

Cadastre-se no Fala.BR

  • Para se cadastrar no Fala.BR, siga os seguintes passos:
      • Você pode criar o seu cadastro autenticado por meio do login único gov.br para ter acesso a todos os serviços públicos digitais em um só cadastro ou não se identificar e realizar uma manifestação de maneira anônima, essas são consideradas “Comunicações” e não é possível o seu acompanhamento. 
      • Preencha o formulário de cadastro e clique em concluir
      2

      Redigir o pedido de informação

      1. Acesse o Fala.Br e clique em “Registrar pedido”, disponível no painel de navegação e no menu superior do sistema

      2. Preencha os campos do formulário do pedido:
      • Órgão destinatário: Universidade Federal de Alagoas (Ufal);
      • Forma de Recebimento da Resposta;
      • Resumo da Solicitação;
      • Detalhamento da Solicitação de forma clara e precisa.

      Fala.Br informará um número de protocolo, que também será enviado para seu e-mail.

      3

      Acessar resposta

      O cidadão receberá uma notificação por e-mail avisando que seu pedido foi respondido. 

      Para localizar um pedido no sistema, siga os passos descritos abaixo:

      Acesse a área “Consultar pedido”, disponível no painel de navegação e no menu superior do sistema.
      Será exibida uma lista com todos os pedidos os seus pedidos já feitos. 

      A busca pelo Número de Protocolo é a mais direta, pois sempre apresentará um único resultado.

      Qual o tempo de espera para atendimento deste serviço?

      Pronto Atendimento

      Qual o prazo para o cumprimento do serviço?

      O prazo para resposta é de até 20 (vinte) dias, prorrogável por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa.

      Horário de atendimento

      Pessoalmente, de segunda a sexta das 7h às 19h e, à distância, via sistema (FALA.BR), 24 horas do dia.

      Há atendimento prioritário?

      Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei n. 10.048/2000​

      Onde tenho acesso a este serviço?

      Presencial: Prédio da Reitoria, térreo, no Campus A.C. Simões. On-line: Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR): https://falabr.cgu.gov.br

      Documentos Necessários

      Documentação em comum para todos os casos
      • Nome Completo*
      • CPF*
      • E-mail*
      • Data de nascimento
      • Sexo
      • Escolaridade
      • Cor/raça
      • Profissão
      • Endereço
      • País
      • UF
      • Cidade
      • CEP
      • Telefone

      Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

      O preenchimento de dados não obrigatórios auxilia o Governo a coletar informações que serão utilizadas para melhorar o sistema e as políticas de transparência pública. A identificação não será divulgada.

      Legislação

      Contato

      Telefone: 3214-1908/1906
      E-mail: sic@ouvidoria.br
      Website: https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

      Avalie

      Avalie a carta de serviços da Ufal

      Registrado em: Ouvidoria