Apresentar Manifestações de Ouvidoria (Denúncias, Reclamações, Elogios, Solicitações de Providências, Pedidos de Simplificação e Sugestões)
Consiste no tratamento de Denúncias, Reclamações, Elogios, Solicitações de Providências, Pedidos de Simplificação e Sugestões relativos às politicas e aos serviços públicos prestados pela Ufal.
O que é?
É um serviço utilizado para contribuir com o aprimoramento da gestão de políticas e serviços ou combater a prática de atos ilícitos.
Por meio desse serviço são apresentadas Denúncias, Reclamações, Elogios, Solicitações de Providências, Pedidos de Simplificação e Sugestões à Universidade Federal de Alagoas.
Tipos de manifestações:
- SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
- RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público;
- DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
- SIMPLIFIQUE: Se você acha a prestação de um serviço público muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique!
- SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;
- ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
Quem pode utilizar este serviço?
Cidadão Servidor Estudante Instituições públicas e privadas
Etapas para a realização deste serviço
Cadastre-se no Fala.BR
- Para se cadastrar no Fala.BR, siga os seguintes passos:
- Acesse o site
- Você pode criar o seu cadastro autenticado por meio do login único gov.br para ter acesso a todos os serviços públicos digitais em um só cadastro.
- Atenção: No caso das denúncias, há a possibilidade de não se identificar e realizar uma manifestação de maneira anônima, mas somente usuários identificados podem acompanhar e receber resposta da sua denúncia. Nesse caso, a manifestação é considerada uma “Comunicação” e não é possível o seu acompanhamento.
Registrar a Manifestação
- Ao acessar o sistema, você escolherá qual o tipo de manifestação quer fazer (denúncia, reclamação, solicitação, sugestão, elogio ou pedido de simplificação);
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Preencha os campos:
• Órgão destinatário: Universidade Federal de Alagoas (Ufal);
• Forma de Recebimento da Resposta;
• Resumo da Manifestação;
• Detalhamento da Manifestação de forma clara e precisa.-
Você irá detalhar sua manifestação, podendo inclusive incluir, caso deseje, anexos que ajudem a fundamentá-la.
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Os anexos podem ser documentos, imagens, arquivos em PDF, planilhas, entre outros.
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Além disso, irá identificar a UF e município onde ocorreu o fato.
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Ao final da página, no canto esquerdo, você deve marcar o box no sistema de segurança confirmando que você não é um robô, e depois clicar no botão concluir.
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O Fala.Br informará um número de protocolo, que também será enviado para seu e-mail.
- Atenção: Anexar documentação que fundamente a manifestação, caso desejar.
Acessar Resposta
O cidadão receberá uma notificação por e-mail avisando que seu pedido foi respondido.
Para localizar um pedido no sistema, siga os passos descritos abaixo:
- Realize o login na Plataforma Fala.BR
- Acesse a área “Consultar pedido”, disponível no painel de navegação e no menu superior do sistema.
Será exibida uma lista com todos os pedidos os seus pedidos já feitos. - A busca pelo Número de Protocolo é a mais direta, pois sempre apresentará um único resultado.
Qual o tempo de espera para atendimento deste serviço?
Pronto Atendimento
Qual o prazo para o cumprimento do serviço?
O prazo para resposta é de até 30 (trinta) dias, prorrogável por mais 30 (trinta) dias, mediante justificativa
Horário de atendimento
Pessoalmente, de segunda a sexta das 7h às 19h e, à distância, via sistema (FALA.BR), 24 horas do dia.
Há atendimento prioritário?
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei n. 10.048/2000
Onde tenho acesso a este serviço?
Presencial: Prédio da Reitoria, térreo, no Campus A.C. Simões. On-line: Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR): https://falabr.cgu.gov.br
Documentos Necessários
- Nome Completo*
- CPF*
- E-mail*
- Data de nascimento
- Sexo
- Escolaridade
- Cor/raça
- Profissão
- Endereço
- País
- UF
- Cidade
- CEP
- Telefone
Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.
O preenchimento de dados não obrigatórios auxilia o Governo a coletar informações que serão utilizadas para melhorar o sistema e as políticas de transparência pública. A identificação não será divulgada.
Poderão ser anexados documentos comprobatórios para uma melhor análise por parte da Ouvidoria-Geral, dependendo do tipo de manifestação.
Legislação
Lei n. 13.460, de 26 de junho de 2017
(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13460.htm)
Contato
Telefone: (82) 3214-1908 / 3214-1906 / 3214-1415E-mail: ouvidoria@ufal.br
Website: https://falabr.cgu.gov.br/
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Registrado em: Ouvidoria