Revalidar o diploma de Graduação em Medicina do REVALIDA

A Universidade Federal de Alagoas aderiu ao REVALIDA (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira). A UFAL não aplica as provas, porém participa da segunda etapa do processo, referente à análise da documentação dos interessados, verificação de veracidade e autenticidade dos diplomas junto às universidades estrangeiras, para posteriormente concluir o processo de apostilamento do diploma.

É a revalidação do diploma de Graduação em Medicina expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior do REVALIDA.

Cidadão Servidor Estudante

Iniciar o processo de revalidação específico deste curso deverá ser iniciado junto ao INEP (http://portal.inep.gov.br/revalida).

Preencher e imprimir o formulário específico

Conferência da documentação e autenticação das cópias dos documentos

Se dirigir ao DRCA, localizado no prédio da Reitoria para conferência da documentação e autenticação das cópias dos documentos.

Abertura de Processo Administrativo

Entregar o formulário e a documentação no setor de Protocolo/Reitoria para abertura do processo administrativo, no prédio da Reitoria, térreo, no Campus A.C. Simões.

Acompanhar a situação do processo pelo Sistema

Atenção

o Edital REVALIDA dispõe que o prazo de validade da aprovação do participante será definido pela Universidade parceira, respeitando a validade mínima de um ano após a publicação de seu resultado final. Neste sentido, o interessado poderá comparecer ao DRCA/UFAL após a publicação da relação de participantes para revalidação, podendo apresentar a documentação em uma prazo de até 2 anos, APÓS PUBLICAÇÃO DO RESULTADO.

Imediato

Segunda a sexta-feira das 8h às 20h.

Divisão de Registro Acadêmico (DRA), no Departamento de Registro e Controle Acadêmico - (DRCA), prédio da Reitoria, térreo, no Campus A.C. Simões.

• Cópia da carteira de identidade - RG (Para Brasileiro);

• Cópia do CPF (Para Brasileiro);

• Comprovante de regularidade junto à Justiça Eleitoral (Para Brasileiro);

• Cópia do diploma de graduação em Medicina no exterior autenticado pelo Consulado Brasileiro ou com a apostila de Haia no país onde o curso foi realizado;

• Cópia do histórico escolar completo do requerente, fornecido pela Instituição de Ensino Superior de origem autenticado pelo Consulado Brasileiro ou com a apostila de Haia no país onde o curso foi realizado;
  • Cópia da tradução do diploma e do histórico escolar para a língua portuguesa realizada por tradutor juramentado (exceto se emitidos em língua inglesa, francesa ou espanhola);

• Comprovação da aprovação no Exame Revalida e a indicação da Universidade Federal de Alagoas para a validação do diploma;

• Cópia da carteira permanente de estrangeiro, ou comprovante de regularidade de sua permanência no país, emitido pela Polícia Federal, nos termos da Lei nº 6.815/80 (Visto Temporário ou Permanente) (Para Estrangeiros);

• Cópia do passaporte (Para Estrangeiros);

• Cópia do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS) (Para Estrangeiros);

• Formulário de Requerimento: clique aqui;

• Caso não seja o próprio interessado: Procuração original com firma reconhecida e Documento de identificação oficial com foto (de preferência o RG)

Portaria MEC nº 278/2011

RESOLUÇÃO Nº 36/2019-CONSUNI/UFAL

RESOLUÇÃO Nº 37/2019-CONSUNI/UFAL

E-mail: registro@drca.ufal.br

Para acompanhar a sua solicitação clique aqui

Outras informações:

A comissão instituída para analisar o pedido poderá entrar em contato com o interessado para solicitar novos documentos ou esclarecimentos.