Revalidar o diploma de Graduação

Consiste na revalidação do diploma de Graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior.Este serviço não está relacionado ao REVALIDA, existe outro serviço nesta Carta de Serviços específico para o REVALIDA.

É a revalidação do diploma de Graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior.

Para revalidação do diploma de Graduação em Medicina do REVALIDA: clique aqui.

Cidadão Servidor Estudante

Providenciar toda a documentação descrita na RESOLUÇÃO Nº 37/2019-CONSUNI/UFAL

Providenciar toda a documentação descrita na RESOLUÇÃO Nº 37/2019-CONSUNI/UFAL (clique aqui)

Submeter a documentação a Plataforma Carolina Bori

Acompanhar o trâmite da solicitação

Para acompanhar o trâmite da solicitação na Plataforma Carolina Bori clique aqui

Providenciar o pagamento da taxa (valor: R$ 1.000,00)

Pagamento da taxa (valor: R$ 1.000,00): Clique aqui para obter o manual.

Conferência da documentação e autenticação das cópias dos documentos

Se dirigir ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, localizado no prédio da Reitoria para conferência da documentação e autenticação das cópias dos documentos.

Preencher formulário específico

Abrir Processo Administrativo

Se dirigir ao Protocolo Geral com a documentação para abertura do processo administrativo, no prédio da Reitoria, térreo, no Campus A.C. Simões.

Parecer Conclusivo

Análise e parecer da Comissão de Revalidação. Para acompanhamento clique aqui

Registro e Apostilamento do Diploma

Comparecimento ao DRCA, prédio da Reitoria, térreo, no Campus A.C. Simões, para entrega do diploma original para registro e apostilamento.

Imediato

6 meses

Segunda a sexta-feira das 8h às 20h

Há atendimento prioritário?

Não

Divisão de Registro Acadêmico (DRA), no Departamento de Registro e Controle Acadêmico - (DRCA), prédio da Reitoria, térreo, no Campus A.C. Simões. Serviço Digital - http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/

• Pedido de Revalidação: Clique aqui;

• Carteira de identidade ou de outro documento oficial de identificação.

• CPF.
  • Regularidade junto à Justiça Eleitoral, se brasileiro.
  • Passaporte, com visto permanente ou temporário, nos termos da legislação aplicável, se estrangeiro.
  • Certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (CELPE-BRAS) ou certificação equivalente instituída através de Política de Internacionalização da UFAL, exceto para os naturais e países cuja língua oficial seja o Português.
  • Para o/a requerente que pleiteia isenção de taxa: Se servidor ativo ou inativo da UFAL, documento comprovando vínculo institucional; ou se membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), informar o Número de Identificação (NIS).
  • Diploma de graduação a ser revalidado, emitido pela instituição responsável pela diplomação de acordo com legislação vigente no país de origem.

• Histórico escolar, emitido pela instituição de origem, discriminado por semestre ou ano letivo, contendo coeficiente de rendimento e resultado obtido em cada disciplina ou atividades cursadas e aproveitadas (notas e/ou menções e/ou créditos), e/ou carga horária do curso, bem como a tipificação e o aproveitamento de estágio e outras atividades de pesquisa e extensão.

• Projeto pedagógico ou organização curricular do curso, indicando conteúdos ou as ementas das disciplinas e as atividades relativas à pesquisa e extensão, bem como o processo de integralização do curso, autenticado pela instituição estrangeira responsável pela diplomação.

• Nominata e titulação do corpo docente responsável pela oferta das disciplinas no curso concluído no exterior, autenticada pela instituição estrangeira responsável pela diplomação.
  • Informações institucionais, quando disponíveis, relativas ao acervo da biblioteca e laboratórios, planos de desenvolvimento institucional e planejamento, relatórios de avaliação de desempenho internos ou externos, políticas e estratégias educacionais de ensino, extensão e pesquisa, autenticados pela instituição estrangeira responsável pela diplomação.
  • Outros documentos poderão ser solicitados, a critério do DRCA/UFAL ou da Comissão de Revalidação.
  • Comprovante do pagamento da taxa GRU (Guia de Recolhimento da União) relativa ao serviço solicitado (valor da taxa R$ 1.000,00) > procedimento para emissão da guia: Clique aqui (SOMENTE APÓS DEFERIMENTO DE ANÁLISE PRELIMINAR).

• Formulário de Requerimento: clique aqui.

• Caso não seja o próprio estudante: Procuração original com firma reconhecida e Documento de identificação oficial com foto (de preferência o RG).

RESOLUÇÃO Nº 37/2019-CONSUNI/UFAL

Resolução nº 32/2005 – CONSUNI/UFAL, de 05 de dezembro de 2005

Portaria MEC nº 22 de 13 de dezembro de 2016.

Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 228, de 22/06/2016

E-mail: registro@drca.ufal.br

Outras informações

Para acompanhar a sua solicitação: (https://sipac.sig.ufal.br/public/jsp/portal.jsf)

Outras informações:

a) Toda a documentação emitida no estrangeiro deverá estar devidamente autenticada pela autoridade consular brasileira no país onde o documento foi emitido ou com a apostila de Haia no país onde o curso foi realizado;

b) Toda a documentação regida em língua estrangeira deverá estar acompanhada de tradução efetuada por tradutor público juramentado;

c) Serão aceitas somente cópias autenticadas em cartório ou por servidor da UFAL/DRCA. Obs.: As autenticações poderão ser realizadas no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) mediante apresentação do original para conferência;

d) A análise do processo será realizada pela Comissão de Revalidação instituída pelo Colegiado do Curso, que poderá solicitar informações e documentações complementares.

e) A taxa acadêmica para o processo de Revalidação é de R$ 1.000,00 (mil reais).