Emitir Certidão e/ou Declaração relacionada à vida acadêmica do estudante

Consiste na emissão de certidões e declarações da vida acadêmica do estudante da UFAL.

Consiste na emissão das certidões e declarações listadas relativas a vida acadêmica do estudante da UFAL:

1. Certidão com informação do cumprimento de mais de 50% da grade curricular;
  2. Certidão informando o status de mobilidade acadêmica;
  3. Certidão informando a integralização da grade curricular;
  4. Certidão para concluintes;
  5. Certidão de conclusão de curso;
  6. Certidão de desistência do curso;
  7. Certidão de desligamento do curso;
  8. Certidão de estudos realizados;
  9. Certidão referente ao convênio de alunos;
  10.  Certidão de vínculo referente  ao curso trancado;
  11. Certidão contendo informações sobre pena disciplinar (subjudice);
  12. Declaração de nota(s) em disciplina (s) isolada (s) ( alunos externos de outras IES);
  13. Declaração de nota (s) de alunos externos em mobilidade acadêmica;
  14. Declaração de comparecimento ao DRCA.

Cidadão Estudante

Especificar o documento desejado

Serviço presencial - Preencher o formulário específico apontando o documento desejado.

Serviço Digital - Indicar no corpo do e-mail os documentos desejados.

Solicitação

Serviço presencial - Providenciar a documentação exigida de acordo com a certidão/declaração desejada e instruções descritas no formulárioComparecer ao DRCA/CRCA munido do documento de identificação original e entregar formulário e documentação exigida.

Serviço digital - A solicitação deverá ser feita através do e-mail pessoal do estudante cadastrado em banco de dados da Universidade. Anexar cópia frente e verso de documento oficial de identificação. Enviar e-mail para o DRCA ou CRCA local.

Atendimento

Serviço presencial - Retornar ao DRCA/CRCA depois de 48 horas para retirar sua certidão/declaração.

Serviço digital - Verificar e-mail pessoal em até 48 horas para visualizar sua certidão/declaração.

Imediato

Segunda a sexta-feira das 8h às 20h

Há atendimento prioritário?

Não

Secretaria do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), no prédio da Reitoria, térreo, no Campus A.C. Simões (Maceió) ou na Coordenadoria de Registro e Controle e Registro Acadêmico (CRCA) no Bloco das Coordenações na sede do Campus Arapiraca ou no CRCA da sede do Campus Sertão. Serviço digital - Enviar solicitação por e-mail (anexar cópia, frente e verso de documento oficial de identificação).

• Formulário específico.

• Cópia da carteira de identidade LEGÍVEL para solicitar: CERTIDÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO e CERTIDÃO DE ESTUDOS REALIZADOS.

• Documento de identificação oficial com foto (de preferência o RG).

• Caso não seja o próprio estudante: Procuração original com firma reconhecida e Documento de identificação oficial com foto (de preferência o RG).

• Serviço digital - Solicitação deverá ser feita por e-mail pessoal do estudante cadastrado em banco de dados da Universidade. Anexar cópia frente e verso de documento oficial de identificação.

Normas Acadêmicas

Resolução nº 25/2005 CEPE/UFAL

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) - Lei nº 13709/2018

Telefone: (82) 3214-1087 / 3214-1088 (Maceió) / 3482-1833 (Arapiraca) / 3214-1917 (Sertão)
E-mail: secretaria@drca.ufal.br; crca@arapiraca.ufal.br; crca@delmiro.ufal.br

Outras informações

Para acompanhamento: Campus Maceió: DRCA - Prédio da Reitoria, térreo. Fones: (82) 3214-1087 / 3214-1088- E-mail: secretaria@drca.ufal.br

Campus Arapiraca: CRCA - Bloco das Coordenações - Telefone: (82) 3482-1833 - E-mail: crca@arapiraca.ufal.br

Campus do Sertão: CRCA - Telefone: 3214-1917 - E-mail: crca@delmiro.ufal.br

Para que outra pessoa (diferente do titular dos documentos) possa solicitar documentos e/ou serviços no DRCA/CRCA deve:

• Elaborar e assinar uma Procuração. O Código Civil diz que: "Art. 654. Todas as pessoas capazes são aptas para dar procuração mediante instrumento particular, que valerá desde que tenha a assinatura do outorgante. § 1o O instrumento particular deve conter a indicação do lugar onde foi passada, a qualificação do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos."
  • Reconhecer a firma (assinatura) da Procuração em Cartório.
  • O outorgado deve apresentar a Procuração ORIGINAL e um documento de identificação original com foto (de preferência o RG) no DRCA/CRCA para solicitar os documentos do outorgante. O DRCA/CRCA não aceita Procuração enviada ou reproduzida digitalmente.

Serviço de autenticação com certificação digital nos documentos via e-mail:

Os documentos são autenticados com assinatura eletrônica avançada ou qualificada (padrão ICP-Brasil), atribuindo autenticidade, integridade e validade jurídica.
Submeta os documentos com certificação digital apenas a trâmites eletrônicos (envio por e-mail, transferência de dados, upload, download, entre outros).
Estes documentos NÃO devem ser impressos, pois perderão sua validade jurídica.
A assinatura digital poderá ser verificada em: http://verificador.iti.gov.br/
Desejando obter validade do documento no formato físico, clique aqui para orientações de como materializar um documento com certificado digital.
Como é feita a materialização:

O requerente deve comparecer ao Tabelionato de Notas e informar o site onde o documento se encontra ou entregar o documento eletrônico assinado digitalmente em mídia no setor de autenticações. O documento pode ser enviado por e-mail ou acessado em determinado site na hora.

O atendente do cartório deve analisar a assinatura digital ou o código de autenticidade do documento e imprimi-lo (materialização). Após materializado, o documento é então autenticado. Esse procedimento é feito na hora e o requerente já sai do cartório com a autenticação em mãos.

Para reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais pronunciamentos sobre a prestação do serviço e a conduta de servidores públicos na prestação e fiscalização de tais serviços: