Apresentar Manifestações de Ouvidoria (Denúncias, Reclamações, Elogios, Solicitações de Providências, Pedidos de Simplificação e Sugestões)

Consiste no tratamento de Denúncias, Reclamações, Elogios, Solicitações de Providências, Pedidos de Simplificação e Sugestões relativos às politicas e aos serviços públicos prestados pela Ufal.

É um serviço utilizado para contribuir com o aprimoramento da gestão de políticas e serviços ou combater a prática de atos ilícitos.

Por meio desse serviço são apresentadas Denúncias, Reclamações, Elogios, Solicitações de Providências, Pedidos de Simplificação e Sugestões à Universidade Federal de Alagoas.

Tipos de manifestações:

• SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
  • RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público;
  • DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
  • SIMPLIFIQUE: Se você acha a prestação de um serviço público muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique!
  • SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;
  • ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;

Cidadão Servidor Estudante Instituições públicas e privadas

Cadastre-se no Fala.BR

• Para se cadastrar no Fala.BR, siga os seguintes passos:
      • Você pode criar o seu cadastro autenticado por meio do login único gov.br para ter acesso a todos os serviços públicos digitais em um só cadastro.
      • Atenção: No caso das denúncias, há a possibilidade de não se identificar e realizar uma manifestação de maneira anônima, mas somente usuários identificados podem acompanhar e receber resposta da sua denúncia. Nesse caso, a manifestação é considerada uma “Comunicação” e não é possível o seu acompanhamento.

Registrar a Manifestação

• Ao acessar o sistema, você escolherá qual o tipo de manifestação quer fazer (denúncia, reclamação, solicitação, sugestão, elogio ou pedido de simplificação);
      • Preencha os campos:
        • Órgão destinatário: Universidade Federal de Alagoas (Ufal);
        • Forma de Recebimento da Resposta;
        • Resumo da Manifestação;
        • Detalhamento da Manifestação de forma clara e precisa.

• Você irá detalhar sua manifestação, podendo inclusive incluir, caso deseje, anexos que ajudem a fundamentá-la.

• Os anexos podem ser documentos, imagens, arquivos em PDF, planilhas, entre outros.

• Além disso, irá identificar a UF e município onde ocorreu o fato.

• Ao final da página, no canto esquerdo, você deve marcar o box no sistema de segurança confirmando que você não é um robô, e depois clicar no botão concluir.

• Fala.Br informará um número de protocolo, que também será enviado para seu e-mail.

• Atenção: Anexar documentação que fundamente a manifestação, caso desejar.

Acessar Resposta

O cidadão receberá uma notificação por e-mail avisando que seu pedido foi respondido.

Para localizar um pedido no sistema, siga os passos descritos abaixo:

• Realize o login na Plataforma Fala.BR

• Acesse a área “Consultar pedido”, disponível no painel de navegação e no menu superior do sistema.
        Será exibida uma lista com todos os pedidos os seus pedidos já feitos.

• A busca pelo Número de Protocolo é a mais direta, pois sempre apresentará um único resultado.

Pronto Atendimento

O prazo para resposta é de até 30 (trinta) dias, prorrogável por mais 30 (trinta) dias, mediante justificativa

Pessoalmente, de segunda a sexta das 7h às 19h e, à distância, via sistema (FALA.BR), 24 horas do dia.

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei n. 10.048/2000​

Presencial: Prédio da Reitoria, térreo, no Campus A.C. Simões. On-line: Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR): https://falabr.cgu.gov.br

Documentação em comum para todos os casos
      • Nome Completo*
      • CPF*
      • Data de nascimento
      • Sexo
      • Escolaridade
      • Cor/raça
      • Profissão
      • País
      • UF
      • Cidade
      • CEP
      • Telefone

Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

O preenchimento de dados não obrigatórios auxilia o Governo a coletar informações que serão utilizadas para melhorar o sistema e as políticas de transparência pública. A identificação não será divulgada.

Poderão ser anexados documentos comprobatórios para uma melhor análise por parte da Ouvidoria-Geral, dependendo do tipo de manifestação.

Lei n. 13.460, de 26 de junho de 2017
      (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13460.htm)